Correspondência #18

10 Jun 2021
Amie Siegel, Asterisms, 2021, video instalação multicanal 4K (detalhe). Cortesia da artista e Thomas Dane Gallery

Ao longo do processo de construção da 34ª Bienal de São Paulo, sua equipe curatorial, artistas participantes e autores, através de cartas como esta, refletem direta e indiretamente sobre o desenvolvimento da exposição. Esta décima oitava correspondência foi escrita pela artista Amie Siegel.



Tudo que escrevo é talvez, afinal, uma voz-em-off. Uma entonação sem corpo, de fundo, fora da tela. Uma performance recortada de uma cabine à prova de som. Associações recitadas com um distanciamento sossegado. Declaração, articulação, proclamação, registro, testemunho – comunicados desde o outro lado. Estes fragmentos (correspondências?) se acumulam, sobrepõem-se como ondas, marés, cada elemento consumindo parte da passagem anterior ao se retirar.

A emissão desses fragmentos tem o caráter de um acompanhamento. Movendo-se ao lado, o pensamento se concentra e se reconcentra a cada afirmação. São uma história de fundo alusiva. Mas este roteiro verbalizado é quase sempre abandonado no final, deixado de fora do trabalho final, descartado em benefício do lusco-fusco do implícito.

O texto, este recitativo, sobrevive – uma coisa vívida, pulsante, mas não no compasso do mundo a que se refere. Isto precisa estar fora de sincronia, fora do tempo, nunca “tocando” em conformidade ou diretamente com o trabalho artístico em si. Talvez isto também seja um pseudomorfo. Pois quando o trabalho artístico estiver completo – o que sobra de suas propriedades paleolíticas, sua encarnação original?

VOZ-EM-OFF

No início do terceiro milênio, construtoras dos Emirados Árabes começaram a criar ilhas artificiais no Golfo Pérsico para expandir o litoral disponível para mansões de luxo e resort. A areia usada para formar as ilhas não foi tirada do vasto deserto que fica além de Dubai, pois a areia do deserto é fina demais, mas dragada do fundo do mar. Um barco se aproxima do local, bombeia a areia do leito marinho, depois a lança no ar, um grande arco que despenca para formar uma ilha. Esse processo se chama “arcoirização” [rainbowing].

Na dragagem e no reposicionamento da areia, as águas especialmente cristalinas do Golfo Pérsico ficam nubladas de sedimento. A areia gasta na construção das ilhas gradualmente cai de volta no mar de onde veio. A tarefa sisífica da reconstruir as ilhas enquanto elas lentamente se dissolvem é hoje uma manutenção de rotina.  

* * *

No Louvre de Abu Dhabi – cuja estrutura branca e reluzente está mergulhada incisivamente nas águas turquesas do golfo como uma nave espacial caída do céu – as vitrines internas são gigantescos trapezoides de vidro soltos no piso de pedra. Diversos objetos “similares” oriundos de culturas diferentes são expostos juntos em cada expositor, uma fantasia da coesão terrestre que escamoteia as diversas crenças, atitudes e práticas e expressões únicas de suas comunidades originais.

Do lado de fora, embaixo de uma cobertura metálica esponjosa enorme, os espaços cúbicos do museu apresentam grandes expositores externos, vitrines de lojas que abrigam obras de arte. Uma escultura, uma grande pintura – dispostas isoladamente, voltadas para fora, como um manequim mudo atrás de um vidro, enquanto os espectadores passeiam do outro lado, olhando para dentro e para os lados.

Nesta região do mundo, quase tudo é apresentado como um produto de luxo –seja um par de sapatos scarpin instalados sobre veludo em uma vitrine dourada na Level Shoes, no shopping-center Dubai Mall, sejam obras de arte expostas no Louvre de Abu Dhabi – tudo é encenado como bens de luxo; mercadorias a serem possuídas, para exibir. Cada objeto, seja uma pintura, seja um calçado esportivo, compete para ser o holótipo de sua espécie. O Ur-espécime. A obra-prima exemplar. Recentemente, o museu montou a exposição10.000 Anos de Luxo, como se confirmasse a noção de arte e bens materiais como objetos de aspirações equivalentes, intercambiáveis.

* * *

O cavalo árabe é valorizado por sua história, sua pureza, sua elegância e sua resistência. Os cavalos árabes possuem um perfil distintamente côncavo ou “arqueado”, com olhos grandes, testa larga, e um “focinho tipo xícara-de-chá” – tão delicado que, dizem, ele consegue beber em uma xícara de chá. Uma das raças de cavalo mais antigas desenvolvidas pelo homem, os cavalos árabes eram alimentados com tâmaras e leite de camela pelos beduínos quando não havia água ou pastagem. Éguas preciosas eram muitas vezes levadas para dentro das tendas das famílias para ficarem protegidas. Os cavalos árabes geralmente atingem preços que vão das centenas de milhares aos milhões de dólares nos leilões de puros-sangues da Bloodstock.

* * *

Em mineralogia, um pseudomorfo é um sistema de cristal que consiste em um mineral, mas conserva a aparência e a forma de outro, que ele substituiu. Os contornos externos, ou “hábitos”, do mineral e suas dimensões permanecem os mesmos, mas o mineral original passa por uma substituição química completa pelo material subsequente, molécula por molécula. A calcita a partir da argonita, a escalopita a partir da siderita … São “formas falsas” em que uma espécie mineral mimetiza ou exibe traços de outra.

* * *

A capacidade do vento de moldar a superfície da terra – erodindo, transportando e depositando materiais, faz do vento um dos principais escultores da nossa terra, e o principal formatador das paisagens desérticas. As partículas de areia podem ser mantidas em suspensão na atmosfera indefinidamente, sustentadas por correntes ascendentes de ar. A saltação é o movimento a favor do vento de partículas em uma série de saltos ou pulos. A areia soprada pelo vento leva para cima a face de barlavento de uma duna por saltação ou arrasto. A areia se acumula na borda, no topo da face de sota-vento. Quando o acúmulo de areia excede o ângulo de repouso, uma pequena avalanche de grãos desliza pela face de sota-vento. Grão por grão, a duna se move a favor do vento. 

Noventa por cento da superfície dos EAU são dunas de areia. A migração das dunas de areia e os depósitos eólicos são um fator fundamental da desertificação. Conforme o clima se altera, as temperaturas aumentam e as chuvas diminuem, a degradação das terras cultiváveis se acelera. 

* * *

Uma história dos beduínos diz que Alá criou o cavalo árabe a partir do vento sul, usando apenas sua voz, proclamando, “Eu te crio, ó, Árabe... no teu dorso ponho rico espólio e um Tesouro em teu ventre… Dou-te o vôo sem asas”. Outra versão conta que Alá disse ao vento, “Desejo fazer uma criatura a partir de ti. Condensa-te”. Então, a partir do vento, ele fez um animal de coloração camita e disse, “Chamo-te Cavalo; faço-te árabe... Tu serás o Senhor dos outros animais. Os homens te seguirão aonde quer que vás... Voarás sem vento; que haja riquezas no teu dorso e a fortuna venha da tua meditação”.

Um relato diferente coloca a origem do cavalo árabe no tempo de Ismael, filho de Abraão. Nesta história, o anjo Jibril (Gabriel) desceu do Céu e acordou Ismael com um “tornado" soprado em sua direção. O anjo então mandou a nuvem tempestuosa parar de espalhar areia e chuva, e o tornado se transformou em uma criatura imponente, bela – um cavalo – que parecia devorar o chão. Embora o anjo não aparecesse, Ismael reconheceu-o pela voz. Os beduínos deram o nome de “Bebedor do Vento” ao cavalo árabe. 

* * *

Em nosso atual intervalo geológico, as características físicas incluem uma geologia inteiramente nova – a proliferação e a dispersão global de novos minerais e rochas cristalinos, incluindo cinzas e plásticos suspensos, e os muitos “tecnofósseis” produzidos a partir de materiais feitos pelo homem, sintéticos.

Os plásticos são hoje entendidos como um componente distinto dos extratos da nossa terra. Já evidentes nos depósitos terrestres, eles estão se tornando também disseminados nos depósitos sedimentares marinhos. São o desenvolvimento de diferentes plásticos, e os artefatos (“tecnofósseis”) em que são moldados, que permitem sua definição temporal precisa no Antropoceno, e muitas dessas rochas antrópicas têm um potencial de preservação de longo prazo quando enterradas. Elas provavelmente existirão por muito tempo no futuro da terra, muito além da extinção em massa das espécies.

“Zonas mortas” em águas marinhas costeiras e abertas possivelmente se tornarão mais frequentes e disseminadas, devido ao escoamento antropogênico, assim como a estratificação da água causada pelo aquecimento marinho. Nesses cenários, o material plástico pode continuar preservado em sedimentos durante longos períodos geológicos. Em contraste, em ambientes marinhos mais aerados, se o plástico se degrada após algumas centenas de anos, pode se formar um novo tipo de calcário altamente poroso com vazios ou pseudomorfos espelhando as formas dos tecnofósseis plásticos lixiviados. 

* * *

O Trópico de Câncer cruza o emirado de Abu Dhabi ao sul de Liwa, assim que a areia vai ficando mais vermelha e começa a formar as dunas montanhosas do Rub’ al Khali (a Quarta Parte Vazia), a maior massa arenosa ininterrupta do mundo. 

Quanto mais alta a duna, mais antiga. As grandes dunas de Abu Dhabi, que chegam a 60 metros de altura, registram movimentos de areia que vão além do último período glacial, há mais de 19.000 anos. Perto de Liwa, onde as dunas chegam a 150 metros, períodos alternados de transporte eólico e cimentação de dunas preservaram areias que foram depositadas cerca de 141.000 anos atrás.

Duas vezes por ano, ao meio-dia, na altura do Trópico de Câncer, o sol fica exatamente no topo do céu, fazendo com que qualquer objeto – árvore, camelo, órix, duna, geodo, cavalo – perca sua sombra.

* * *

Durante séculos, as tribos de beduínos traçaram a genealogia de seus cavalos através da tradição oral. Os beduínos desenvolveram diversas linhagens de cavalos árabes, cada uma com características únicas, exclusivamente do lado materno. Os cavalos de sangue mais puro ficaram conhecidos como Asil e o cruzamento com cavalos não-Asil foi proibido. A pureza do sangue era muito importante, e os beduínos também acreditavam na telegonia: se a égua cruzou algum dia com um garanhão de sangue “impuro”, a própria égua e todas as suas crias futuras com qualquer outro garanhão estariam “contaminadas”, portanto não seriam mais Asil. 

Essa complexa constelação de linhagens consanguíneas e cepas era parte integral da cultura beduína; mantendo um cuidadoso controle dos pedigrees não só das melhores éguas, mas também detalhes dos cruzamentos de camelos, cães Saluki, e de suas próprias histórias familiares e tribais. 

* * *

As imagens das dunas fotografadas pela Estação Espacial Internacional sempre que passa acima da área do Golfo Pérsico permitem aos pesquisadores e cientistas acompanhar a migração da areia e a movimentação das dunas da região.

Um inventário global de dunas, comparando essas imagens de satélite ao longo do tempo, identificou cinco tipos diferentes de dunas. A mais comum é a crescente, uma duna em formato de lua crescente, formada pelo vento soprado de uma direção. A duna linear, mais comprida do que larga, apresenta uma borda proeminente. A duna em domo é um raro círculo ou oval, que coalesce nas margens extremas dos mares de areia. Uma duna parabólica tem formato de U, mas sua crista aponta para cima, e ela tem braços que arrasta atrás de si; o braço mais longo já registrado tinha 12 quilômetros de extensão. A duna-estrela é uma duna complexa, com diversos braços que radiam de um monte piramidal formado por ventos multidirecionais.

* * *

O som não se propaga no espaço. O vácuo do espaço sideral não contém ar. Como o som é simplesmente o ar vibrando, o espaço não tem ar para vibrar e, portanto, não tem som. Se ocorre uma explosão do lado de fora de um veículo espacial, os astronautas do lado de dentro não escutam nada. Asteroides, supernovas, estrelas cadentes e planetas ardentes são igualmente silenciosos no espaço. O rádio é uma forma de radiação eletromagnética e, como a luz, pode se propagar pelo vácuo do espaço. Já se previu que as ondas de rádio, que podem levar a voz humana, sobreviverão à própria terra

A Messaging to Extra-Terrestrial Intelligence (METI) [Mensagem para Inteligência Extra-Terrestre] aborda a criação e a transmissão de mensagens para alienígenas na forma de ondas de rádio. Um dos desejos primordiais da METI é superar o grande silêncio do universo, levando para nossos vizinhos extraterrenos a mensagem “Vocês não estão sozinhos”. Uma voz divorciada de sua origem, viajando no espaço. 

No entanto, quanto mais longe chega a onda de rádio, mais fraco o sinal. Leva oito minutos para um sinal de rádio da terra chegar ao sol e quatro anos até Proxima Centauri, nossa estrela mais próxima. Levará 100.000 anos-luz para a onda chegar aos limites da Via Láctea. Quando a voz humana puder ser ouvida por nossos vizinhos mais próximos, é bem provável que eles estejam sozinhos. Ou, pelo menos, sem a nossa companhia.



Amie Siegel (1974, Chicago, IL, EUA) trabalha com diversos meios como filme, vídeo, fotografia, performance e instalação. Entre suas recentes exposições individuais estão: Medium Cool, Blaffer Art Museum, Houston; Winter, Guggenheim Museum Bilbao; Strata, South London Gallery; Ricochet, Kunstmuseum Stuttgart; Double Negative, Museum Villa Stuck, Munich; Provenance, The Metropolitan Museum of Art, New York. Suas obras em coleções públicas incluem as instituições: The Museum of Modern Art, Nova York; Tate Modern, Londres; Whitney Museum of American Art, The Metropolitan Museum of Art e Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York. Siegel é membro do DAAD Berliner-Künstlerprogramm e da Guggenheim Foundation e recebeu o prêmio Foundation for Contemporary Arts Grants to Artists em 2021. Siegel vive em Nova York.

Compartilhe
a- a a+