MENU

Multimídia

#34bienal Convite em Libras

Conheça os conteúdos disponíveis em Libras na 34ª Bienal de São Paulo e venha visitar a exposição!

#34bienal​ (Entrevista) Carla Zaccagnini

Na live As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro Preto, realizada em 25 de fevereiro de 2021, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O terceiro encontro virtual foi dedicado ao Sino de Ouro Preto. Confira a entrevista com a curadora convidada Carla Zaccagnini.

#34bienal​ (Entrevista) Vincent Meessen

Na live As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro Preto, realizada em 25 de fevereiro de 2021, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O terceiro encontro virtual foi dedicado ao Sino de Ouro Preto. Confira a entrevista com Vincent Meessen.

#34bienal​ (Entrevista) Nina Beier

Na live As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro Preto, realizada em 25 de fevereiro de 2021, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O terceiro encontro virtual foi dedicado ao Sino de Ouro Preto. Confira a entrevista com Nina Beier.

#34bienal​ (Entrevista) Jota Mombaça

Na live As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro Preto, realizada em 25 de fevereiro de 2021, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O terceiro encontro virtual foi dedicado ao Sino de Ouro Preto. Confira a entrevista com Jota Mombaça.

#34bienal​​ (Entrevista) Ana Adamović

Na live As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro Preto, realizada em 25 de fevereiro de 2021, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O terceiro encontro virtual foi dedicado ao Sino de Ouro Preto. Confira a entrevista com Ana Adamović.

#34bienal (Live) As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro Preto

Nos encontros organizados na série As vozes dos artistas, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversa com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. Realizado em 25 de fevereiro de 2021, o terceiro encontro foi dedicado ao Sino de Ouro Preto. Para entender que reverberações esse enunciado poético pode ter em nosso contexto atual, Jacopo Crivelli Visconti, curador geral desta Bienal, e Paulo Miyada, curador adjunto, conversam com Jota Mombaça (1991, Natal, Brasil), Ana Adamović (1959, Belgrado, Sérvia), Nina Beier (1975, Aarhus, Dinamarca) e Vincent Meessen (1971, Baltimore, EUA), além da curadora convidada Carla Zaccagnini (1973, Buenos Aires, Argentina).

#34bienal​ Vento [Wind]

A mostra Vento, de 14/11 a 13/12 de 2020 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, é parte da programação da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto. Intitulada a partir do filme Wind [Vento] (1968), de Joan Jonas, a exposição foi composta majoritariamente por obras desmaterializadas, em áudio e vídeo, buscando ressaltar uma sensação de espaço e distância que raramente pode ser experimentada pelo público.

Produção e parceria de mídia: Arte Que Acontece

#34bienal​ (Entrevista) Jaune Quick-to-see Smith

Na live As vozes dos artistas #2: cantos rituais tikmũ’ũn, realizada em 26 de novembro de 2020, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O segundo encontro virtual foi dedicado ao aos cantos rituais tikmũ’ũn. Confira a entrevista com Jaune Quick-to-see Smith.

#34bienal​ (Entrevista) Sebastián Calfuqueo Aliste

Na live As vozes dos artistas #2: cantos rituais tikmũ’ũn, realizada em 26 de novembro de 2020, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O segundo encontro virtual foi dedicado ao aos cantos rituais tikmũ’ũn. Confira a entrevista com Sebastián Calfuqueo Aliste.

#34bienal​ (Entrevista) Sung Tieu

Na live As vozes dos artistas #2: cantos rituais tikmũ’ũn, realizada em 26 de novembro de 2020, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O segundo encontro virtual foi dedicado ao aos cantos rituais tikmũ’ũn. Confira a entrevista com a artista Sung Tieu.

#34bienal​ (Entrevista) Jaider Esbell

Na live As vozes dos artistas #2: cantos rituais tikmũ’ũn, realizada em 26 de novembro de 2020, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O segundo encontro virtual foi dedicado ao aos cantos rituais tikmũ’ũn. Confira a entrevista com o artista Jaider Esbell.

#34bienal (Live) As vozes dos artistas #2: cantos rituais tikmũ’ũn

Nos encontros organizados na série As vozes dos artistas, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversa com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. Realizado em 26 de novembro de 2020, o segundo encontro foi dedicado aos cantos rituais tikmũ’ũn. Para entender que reverberações esse enunciado poético pode ter em nosso contexto atual, Jacopo Crivelli Visconti, curador geral desta Bienal, e Paulo Miyada, curador adjunto, conversam com Jaider Esbell (1979, Normandia, RR), Jaune Quick-to-see Smith (Reserva Flathead Montana, EUA, 1940), Sebastián Calfuqueo Aliste (1991, Santiago, Chile) e Sung Tieu (1987, Hai Duong, Vietnã).

#34bienal (Entrevista) Edurne Rubio

Na live As vozes dos artistas #1: o verso Faz escuro mas eu canto, realizada em 22 de outubro de 2020, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O primeiro encontro virtual foi dedicado ao título da exposição, Faz escuro mas eu canto, verso do poeta amazonense Thiago de Mello publicado em livro homônimo do autor em 1965. Confira entrevista com Edurne Rubio.

#34bienal (Entrevista) Carmela Gross

Na live As vozes dos artistas #1: o verso Faz escuro mas eu canto, realizada em 22 de outubro de 2020, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O primeiro encontro virtual foi dedicado ao título da exposição, Faz escuro mas eu canto, verso do poeta amazonense Thiago de Mello publicado em livro homônimo do autor em 1965. Confira entrevista com Carmela Gross.

#34bienal (Entrevista) Zina Saro-Wiwa

Na live As vozes dos artistas #1: o verso Faz escuro mas eu canto, realizada em 22 de outubro de 2020, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O primeiro encontro virtual foi dedicado ao título da exposição, Faz escuro mas eu canto, verso do poeta amazonense Thiago de Mello publicado em livro homônimo do autor em 1965. Confira entrevista com Zina Saro Wiwa.

#34bienal (Entrevista) Manthia Diawara

Na live As vozes dos artistas #1: o verso Faz escuro mas eu canto, realizada em 22 de outubro de 2020, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversou com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. O primeiro encontro virtual foi dedicado ao título da exposição, Faz escuro mas eu canto, verso do poeta amazonense Thiago de Mello publicado em livro homônimo do autor em 1965. Confira entrevista com Manthia Diawara.

#34bienal (Live) As vozes dos artistas #1: o verso Faz escuro mas eu canto

Nos encontros organizados na série As vozes dos artistas, a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo conversa com artistas convidados sobre os enunciados da mostra. Realizado em 22 de outubro de 2020, o primeiro encontro foi dedicado ao título da exposição, Faz escuro mas eu canto, verso do poeta amazonense Thiago de Mello publicado em livro homônimo do autor em 1965. Para entender que reverberações esse enunciado poético pode ter em nosso contexto atual, Jacopo Crivelli Visconti e Paulo Miyada conversaram com Manthia Diawara, Carmela Gross, Edurne Rubio e Zina Saro-Wiwa.

#34bienal (Educação) Lançamento da publicação educativa - Retratos de Frederick Douglass

A Fundação Bienal de São Paulo realizou o lançamento virtual da publicação educativa da 34ª Bienal de São Paulo, Primeiros ensaios, ao longo de três eventos on-line. A última live foi realizada no dia 12 de junho de 2020 e abordou temáticas “Em torno dos Retratos de Frederick Douglass”. O jornalista especializado em cultura, fundador e diretor da revista O Menelick: 2º Ato, Nabor Jr., e o artista Daniel de Paula contribuíram, com entrevistas gravadas, para o debate, que contou também com um trecho da série de vídeos CyberQuilombo, da labExperimental.

#34bienal (Educação) Lançamento da publicação educativa - Sino de Ouro Preto

A Fundação Bienal de São Paulo realizou o lançamento virtual da publicação educativa da 34ª Bienal de São Paulo, Primeiros ensaios, ao longo de três eventos on-line. Realizada em 11 de junho de 2020, a segunda live teve como tema “Em torno do Sino de Ouro Preto" e contou com entrevistas da professora universitária (PUC SP) Christine Greiner e da artista Eleonora Fabião.

#34bienal (Educação) Lançamento da publicação educativa - Bendegó

A Fundação Bienal de São Paulo realizou o lançamento virtual da publicação educativa da 34ª Bienal de São Paulo, Primeiros ensaios, ao longo de três eventos on-line. De tema “Em torno do Bendegó” e realizada em 10 de junho de 2020, a primeira live contou com a participação gravada da professora universitária (UFRJ) e curadora de meteorítica do Museu Nacional Maria Elizabeth Zucolotto e do artista indígena Gustavo Caboco.

#34bienal A Maze in Grace

Documentário sobre a realização da performance "A Maze in Grace", de Neo Muyanga com Legítima Defesa + Bianca Turner, apresentada no dia 8 de fevereiro de 2020 como parte da programação da #34bienal. A performance foi coproduzida com a Liverpool Biennial of Contemporary Art.

#34bienal (Programação) Curadores

Pela primeira vez reunidos publicamente neste encontro, Jacopo Crivelli Visconti (curador geral), Paulo Miyada (curador adjunto), Carla Zaccagnini, Francesco Stocchi e Ruth Estévez (curadores convidados) realizaram um bate-papo sobre os recém-divulgados artistas da 34ª Bienal, mostras individuais, programação pública e pesquisas curatoriais. A conversa com o público na Oficina Cultural Oswald de Andrade aconteceu na terça-feira, 4 de fevereiro, às 19h30.

#34bienal (Programação) Beatriz Santiago Muñoz

Beatriz Santiago Muñoz (n. 1972, San Juan, Porto Rico) artista participante da 34ª Bienal de São Paulo - Faz escuro mas eu canto, conversa com o público da Oficina Cultural Oswald de Andrade no dia 12 de novembro de 2019. Ela trabalha principalmente com vídeo e tem como influências o Teatro do Oprimido, a etnografia experimental e teorias feministas.

#34bienal (Programação) Philipp Fleischmann

Philipp Fleischmann (n. 1985, Hollabrunn, Áustria) artista participante da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto, conversa com o público da Oficina Cultural Oswald de Andrade no dia 9 de novembro de 2019. Ele desenvolve uma pesquisa em torno do filme analógico e cria, a cada filme, configurações de câmera site-specific para que o material da filmagem se relacione com o assunto da gravação.

#34bienal (Programação) Adrián Balseca

Adrián Balseca (n. 1989, Quito, Equador), artista participante da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto, conversa com o público da Oficina Cultural Oswald de Andrade no dia 12 de outubro de 2019. Com elementos ensaísticos, sua obra muitas vezes ativa no tempo presente os resíduos de ideais de processo e modernização de territórios latino-americanos.

#34bienal e a cidade de São Paulo

Projeto curatorial inovador da 34ª Bienal promove diversas exposições no Pavilhão da Bienal a partir do começo de 2020, além de múltiplas mostras resultantes de colaborações com diversos espaços culturais de São Paulo

Compartilhe
a- a a+