Ciclo Bienal dos índios: apresentação de Xondaro Kuery Kaguy Ijá [Guerreiros Guardiões da Floresta] Programação pública

02 Dez 2021 19:30 - 20:30 Pavilhão da Bienal

Iniciado em outubro, o ciclo de programas públicos Bienal dos Índios, iniciativa conjunta da Fundação Bienal de São Paulo, MAM São Paulo e Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea, foi temporariamente suspenso em respeito ao luto de seus participantes após o falecimento de Jaider Esbell, idealizador do programa e importante articulador da arte indígena contemporânea no Brasil. 

Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, a 34ª Bienal convida para um dia de encontros que homenageiam a vida de Esbell e manifestam a importância da continuidade dos caminhos que se alargaram com sua obra e sua postura como promotor da arte indígena contemporânea. 

Apresentação de Xondaro Kuery Kaguy Ijá [Guerreiros Guardiões da Floresta]
2/12, quinta, às 19h30
A representação do Ritual Xondaro compreende o nhande rekó (modo de vida e cultura) do povo Guarani Mbya. É um jeroky (dança) também realizado fora da Opy (casa de reza). Uma técnica corporal embalada em um ritmo onde se ensina a defesa e o fortalecimento do corpo e do espírito do xondaro (guerreiro) que dança ao som do Mbaraká (violão), do rave’i (rabeca) e do angu apu (tambor).

O ritual Xondaro é um treinamento que os antigos faziam para ter reflexos e resistência, uma dança para aprender a lutar, uma preparação para a guerra, para proteger o povo Guarani dos ataques dos juruá (homem branco) e também para viver harmoniosamente com a família natureza. Ao Ritual se seguirá uma fala do grupo Xondaro Kuery Kaguy Ijá [Guardiões da Floresta], formado por guerreiros do povo Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, localizada em São Paulo (SP).
Local: obra deposição [1º pavimento]

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+