Lançamento do livro Roda gigante, de Carmela Gross Programação pública

27 Nov 2021 18:00 - 19:00 Pavilhão da Bienal
Vista das monotipias da série <i>Boca do inferno</i>, de Carmela Gross, na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista das monotipias da série Boca do inferno, de Carmela Gross, na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

No sábado, 27 de novembro, às 18h acontece o bate-papo do lançamento do livro Roda Gigante, de Carmela Gross e Luiz Renato Martins, pela editora WMF Martins Fontes/Editora Circuito/Galeria Vermelho/Art Contábil Consultoria. 

Com mediação da jornalista e crítica de arte Maria Hirszman, os curadores da 34ª Bienal de São Paulo, Jacopo Crivelli Visconti e Paulo Miyada, conversam com a arquiteta Marta Bogéa e com o curador do Museu Bispo do Rosário, Ricardo Resende. Após o bate-papo, a artista Carmela Gross autografará seu novo livro na Livraria da Travessa, parceira oficial da 34ª Bienal de São Paulo. 

O livro, trilíngue (português, espanhol e inglês), apresenta um conjunto de fotos da instalação RODA GIGANTE, da artista Carmela Gross, e um ensaio crítico de Luiz Renato Martins. A obra foi montada em 2019, no Farol Santander, em Porto Alegre.

Nas palavras de Paulo Miyada, na apresentação do livro: “Esta publicação é um exercício de síntese, nos múltiplos sentidos da palavra. No ritmo da passagem entre as páginas, as fotografias e os registros de processo colocam em cena a produção (a síntese) de uma obra maior de Carmela Gross, ela mesma um esforço de condensação (síntese) de eixos de força dissonantes – um exercício de desenho e projeção que implica a definição de energias e tensões prioritárias, em que aparentemente impera o caos e a entropia. O ensaio de Luiz Renato Martins, por sua vez, é um exercício dialético – que, como tal, pressupõe o horizonte da síntese – entre considerações macroestruturais e leituras materiais da obra em seu contexto histórico, político e social.”



Lançamento do livro Roda gigante, de Carmela Gross
27/11, sábado, às 18h
local: obra deposição, localizada no vão central do pavilhão da Bienal
entrada gratuita

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+