Círculo de Arte #10 - Cartas de Joel Rufino para o seu filho Programação pública

11 Nov 2021 16:00 - 18:00 Pavilhão da Bienal
Vista do enunciado Cartas de Joel Rufino para o seu filho na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do enunciado Cartas de Joel Rufino para o seu filho na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Os Círculos de Arte são momentos de conversa entre o público e a equipe de mediação da 34ª Bienal que têm por objetivo a construção compartilhada de sentidos sobre as obras expostas e as possíveis relações entre elas. Inspirados nos princípios de autonomia, horizontalidade e dialogicidade propostos por Paulo Freire, serão realizados treze Círculos de Arte, um por semana, sobre os enunciados que organizam a exposição.

Inscrições abertas aqui! As vagas são limitadas.

Local: espaço de mediação, localizado no térreo



Círculo de Arte #10 - Cartas de Joel Rufino
Preso em 1972, durante o período em que esteve encarcerado, Rufino enviou a seu filho Nelson, então com 8 anos, as cartas exibidas na 34ª Bienal. Escritas na prisão, revisadas por censores, carimbadas, enviadas por correio, seguradas pelas mãos do Nelson, lidas em voz baixa, lidas em voz alta por Teresa Garbayo dos Santos, guardadas por anos, relidas e finalmente tornadas públicas. Estas cartas que são um dos enunciados da mostra falam de amor, de saudades, do dia a dia no cárcere; cartas que falam da história deste país, que ajudam a entender o presente e criar desejos para o futuro. Cartas que, como as obras ao redor, apontam para as frestas que permitem driblar a censura e escapar de aprisionamentos, seja fisicamente, seja com imaginação e criatividade. Vale a pena lê-las. Pois elas podem, como escreve Thiago de Mello na apresentação do livro que reúne essa correspondência, “lavar das aderências de enganos que nos fazem dano à vida, ferem a nossa inteligência e mancham a infância que lateja no peito do homem”.





Círculo de Arte #10 - Cartas de Joel Rufino
11/11, quinta-feira, 16h
13/11, sábado, 16h
Ponto de encontro: Espaço de Mediação do térreo

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+