Lançamento do livro Poética da Relação, de Édouard Glissant Programação pública

25 Set 2021 18:00 - 19:00 Pavilhão da Bienal

Neste sábado, 25 de setembro, às 18h, a editora Bazar do Tempo lança o livro Poética da Relação de Édouard Glissant em parceria com a Livraria da Travessa e a Fundação Bienal de São Paulo.

O evento de lançamento acontecerá na obra deposição de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter, localizada no vão central do Pavilhão da Bienal, e contará com a participação de Ana Kiffercuradora convidada do enunciado Corte/Relação em Antonin Artaud e Édouard Glissantcoordenadora da coleção Édouard Glissant; Ligia Fonseca Ferreira, professora da Unifesp e escritora, e Jacopo Crivelli Visconti, curador geral da 34ª Bienal de São Paulo.

A edição tem prefácio de Ana Kiffer e Edimilson de Almeida Pereira e tradução de Marcela Vieira e Eduardo Jorge Oliveira. A capa tem obra de Arjan Martins, acompanhada de um texto do curador Paulo Miyada. O livro Poética da Relação é publicado pela primeira vez no Brasil e será o primeiro volume da coleção que trará ainda O discurso antilhano (com tradução de Thiago Florencio), A filosofia da Relação (2022), As entrevistas do Baton Rouge (2022), entre outras obras do autor. 

Édouard Glissant (1928-2011) foi um pensador da diáspora que elaborou um impactante projeto filosófico e poético para refletir sobre os efeitos da colonização. Para isso, liberou-se das matrizes conceituais do Ocidente, abrindo espaço para que o sujeito afrodiaspórico se tornasse protagonista da análise de sua própria experiência estética e cultural. Um dos seus mais importantes conceitos é o da Relação, um processo de contaminação de todas as diferenças reunidas sob as correntes da escravidão e do colonialismo. A Relação pressupõe conhecer o abismo dessa experiência, pois é a partir dela e da abertura da imaginação que se dá a partilha de mundos unidos pela própria separação.



Lançamento de Poética da relação
Dia 25 de setembro, às 18h
Com Ana Kiffer, a professora Ligia Fonseca Ferreira e o curador da 34ª edição da Bienal, Jacopo Crivello Visconti


Livro Poética da relação
Prefácio: Ana Kiffer e Edimilson de Almeida Pereira
Tradução: Marcela Vieira e Eduardo Jorge Oliveira
Revisão técnica: Ciro Oiticica
Imagem de capa: Arjan Martins
Projeto gráfico: Victor Burton

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+