Apresentação da Orquestra Errante Programação pública

09 Set 2021 19:00 - 20:00 Pavilhão da Bienal

Correalizadas pela Bienal com o Teatro Cultura Artística com curadoria do Festival Novas Frequências, as apresentações de música experimental da 34ª Bienal são um dos eixos de ativação da obra deposição, de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter, que ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago a partir de de seus usos na Bienal. 

Para inaugurar esta série, nesta quinta-feira, às 19h, convidamos o público a assistir a uma apresentação da Orquestra Errante, um grupo experimental ligado ao Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP. Com instrumentos convencionais e não convencionais, objetos e “efeitos” analógicos e digitais, a orquestra propõe a criação coletiva em tempo real a partir do pressuposto de que qualquer som pode ser usado em uma performance musical. 

Fundado em 2009 pelo professor, compositor, performer e pesquisador Rogério Costa, na Orquestra Errante todos são performers-criadores e os principais pré-requisitos para a participação são o desejo, a escuta atenta e o respeito pela contribuição de cada um. A formação instrumental inclui instrumentos convencionais e não convencionais, como objetos, “efeitos”, extensões analógicas e digitais (microfones, amplificadores, pedais, computadores, etc.) e, para este encontro, contará com os músicos Amanda Jacometi, Migue Antar , Giovanni Manzi, Arthur Faraco, Guilherme Beraldo, Rogério Costa, Stenio Biazon, Tarita de Souza, João Botosso, Max Schenkman, Fábio Martinele, Fabio Manzione,  Vítor Vital e  Fernando Carlos Garcia. 

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+